Nossa História | Sicoob Credicarpa - Cooperativa de Crédito

Nossa História

Nossa História



No dia 17 de novembro de 1992, após diversos encontros e discussões, um grupo de 22 cidadãos produtores rurais fundou a Cooperativa de Crédito Rural de Carmo do Paranaíba Ltda., hoje conhecida como Sicoob Credicarpa. Essa instituição de crédito teve sua autorização de funcionamento pelo Banco Central do Brasil em 13 de janeiro de 1993. Em 1º de junho desse mesmo ano abriu suas portas iniciando de fato as suas atividades. Por se tratar de um ramo de atividade pouco conhecido na época, o Sicoob Credicarpa tinha como principal desafio a sua credibilidade, prosperidade e continuidade. Contudo, graças a uma diretoria e colaboradores sérios, dedicados e comprometidos com o empreendimento e a confiança e fidelidade de seus cooperados, o Sicoob Credicarpa prosperou rapidamente.

A partir do ano de 2004 ampliou sua área de atuação para os municípios de Arapuá, Rio Paranaíba e o Distrito de Quintinos. No ano seguinte passou a funcionar como cooperativa de crédito de livre admissão, deixando de atender apenas os produtores rurais. Ampliou assim a seu leque de usuários, passando a atender às mais diversas atividades produtivas da região. O Sicoob Credicarpa está inserido de forma diferenciada no contexto político econômico regional, integrada às atividades socioeducativas e culturais nos municípios onde atua. Apoia constantemente a educação universitária de seus colaboradores e cooperados através dos recursos do Fundo de Assistência Educacional e Social (FATES).

Após 20 anos de funcionamento o Sicoob Credicarpa atende através de seus colaboradores às demandas de quase 4.000 associados e cidadãos usuários de seus serviços. O Sicoob Credicarpa é a efetivação dos sonhos de um pequeno grupo de produtores que seguiram o ideal cooperativista de unir as forças para crescimento mútuo. O Sicoob Credicarpa começou pequeno, porém se consolidou como uma das mais importantes instituições financeiras nos municípios onde atua e como uma das principais cooperativas de crédito de Minas Gerais, oferecendo soluções financeiras e serviços a seus cooperados e usuários. Isso mostra a força do cooperativismo.